Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Visando aperfeiçoar e facilitar o atendimento aos contribuintes e profissionais da área contábil, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou na manhã desta quinta-feira, 18, um treinamento ministrado pelo gerente de fiscalização de trânsito de mercadorias da Sefaz, Alberto Schetine.

O objetivo do treinamento foi orientar os contadores, contabilistas, técnicos da Sefaz, profissionais e auxiliares da contabilidade sobre os procedimentos de recolhimento e cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) antecipado.

O intuito é que as atividades tributárias sejam efetuadas sem a necessidade de que os profissionais da área desloquem-se até o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). “O objetivo do treinamento é melhorar o atendimento ao contribuinte e ao contabilista, de forma que o contador, o profissional contabilista, não precise e não perca tempo indo ao Ceac. Então, nós disponibilizamos um serviço na internet em que ele pode fazer sozinho o cálculo e recolher”, informou a superintendente em exercício da Superintendência-Geral de Gestão Tributária e Não-Tributária (Supergest), Rosane da Silva Franco.

O treinamento foi realizado através da coordenação e recepção da Ouvidoria Geral do Estado de Sergipe – atuando como um canal entre a população e o governo – a fim de solucionar as dúvidas dos contribuintes. Cerca de 70 pessoas participaram desta etapa da capacitação, e outras duas turmas ainda serão orientadas – sendo uma delas já na próxima segunda-feira, 22.

Facilidade pela internet

Além das operações de recolhimento e cálculo do ICMS, a secretaria de Estado da Fazenda já está disponibilizando o link de simulação do parcelamento e adesão ao Programa de Regularização Fiscal (Refis), no site da Secretaria. Dessa forma, os empresários que ainda possuem pendências fiscais ao (ICMS) têm mais um veículo, além dos Ceac’s, de renegociar e parcelar suas dívidas.

“É a oportunidade que o contribuinte tem de se regularizar perante o fisco e quitar seus débitos com a Fazenda pública estadual”, afirmou a superintendente em exercício. Através desse link, maiores informações e detalhes sobre o Refis Estadual podem ser obtidas.

Fonte: http://www.faxaju.com.br

Deixe um comentário