Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum realiza na próxima sexta-feira, à partir das 14h, na Acenm/CDL, um treinamento entre profissionais de saúde para a etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica, marcada para 28 de abril. Segundo dados da Vigilância Ambiental, já foram imunizados no total, 579 felinos e caninos.
Segundo o médico veterinário do órgão, Bruno Daniel Raimundi, “cerca de 30 pessoas estarão participando da palestra orientativa sobre técnicas de aplicação”.
Raimundi adianta que para o dia 26 de abril, à partir das 15h30, está marcada uma blitz na Avenida das Araras esquina com as Seriemas para convocar a população para a etapa final da campanha antirrábica, marcada para sábado, 28, das 8h às 17h, sem intervalo. Os postos de vacinação ficarão concentrados no Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica) Marton Lucca, na Escola Tancredo Neves, na Central de Regulação e Vigilância Ambiental, localizadas no antigo Centro de Saúde, na creche Mãe Amiga, na Escola Carlos Drummond de Andrade e na Escola Cecília Meirelles.
Entre as orientações, o médico veterinário recomenda que o proprietário do animal no ato da vacinação deverá estar munido com a carteirinha, além de que filhotes de ambas as espécies a partir de um mês de vida e fêmeas que estejam prenhas devem também ser vacinados. “Ressaltamos que não é disponibilizada a dose da vacina para se aplicar em casa e sim o animal deve ser levado a um desses locais, além de que não é indicada a aplicação nos bichos que tenhas sido operados ou esteja em período pós-operatório recentemente, estejam doentes, sendo que estes, só poderão tomar depois de recuperação”, destaca.
Ainda, Raimundi afirma que nenhuma outra espécie de animal será imunizada, apenas cães e gatos e que os mesmos, devem estar amarrados com corrente e na coleira.
Dados da Vigilância Ambiental apontam para 579 animais imunizados, sendo 508 cães e 71 gatos. No município, de acordo com o órgão, não se tem nenhum registro de raiva. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, os únicos registros em Mato Grosso da doença são entre eqüinos e bovinos, sendo que em cães e gatos, consecutivamente, a raiva urbana não é conhecida no Estado. Entre os 141 municípios de Mato Grosso, a expectativa é que sejam imunizados mais de 600 mil cães e gatos. Em Nova Mutum, por sua vez, o total é de 5.980 animais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: