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Por Sebastião Guimarães

ROI – Return On Investment – ROO – Return On Objetives

Em 1989, Paul Pednault,  presidente da Sponsorium International Inc, criou um indicador de performance que em 1994, por sugestão da Alcan Alumínio (seu cliente), foi disponibilizado ao mercado com o nome de PerforMind ™

Em 1999, o Hurwitz Group criou a métrica chamada ROO – Return On Opportunity – com o propósito de estender e complementar a métrica ROI tradicional.

 Para a Golden Goal (1), representante da PerforMind ™(2), a menor rota para atingir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é através do Retorno  sobre Objetivos (ROO).

 O ROO está sendo utilizado internacionalmente por diversas organizações da área de patrocínio esportivo e entretenimento, mas seu conceito básico pode, sim, ser utilizado para medir resultados do treinamento.

Para utilizar o ROO na avaliação de resultados do treinamento, deve-se partir dos indicadores relacionados com os objetivos gerais e específicos dos programas de T&D.  Por exemplo: Se o treinamento for sobre Segurança, o indicador poderá ser: nº de acidentes ocorridos antes e depois do treinamento. Se o treinamento for sobre qualidade, o indicador poderá ser: nº de não conformidades, ou nº de reclamações antes e depois do treinamento.

Atualmente, as grandes consultorias internacionais já catalogaram mais de 700 indicadores para mensurar os resultados de treinamento. Mas, é conveniente lembrar a questão da objetividade. Vale mais utilizar poucos indicadores, mas que sejam os mais precisos possíveis. Ao utilizar o ROO para medir o retorno do treinamento, é aconselhável utilizar de 3 a 5 indicadores. Veja, a título de exemplo, o seguinte caso:

Para avaliar determinado treinamento, chegou-se à conclusão que os melhores indicadores / Objetivos seriam os seguintes:

  1. 1.    Produtividade Aumentar a produtividade
  2. 2.    Clima organizacional Melhorar a satisfação do pessoal da empresa
  3. 3.    Reclamações Diminuir o número de reclamações

O indicador – Produtividade – é um indicador financeiro muito apropriado para nos mostrar, em reais, se haverá retorno do investimento. Pode, portanto, ser medido através do ROI.  Por sua vez, os indicadores – Clima Organizacional e Reclamações – são quantitativos e qualitativos, e podem ser medidos através do ROO.

Sebastião Guimarães

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