Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos permite ao leitor refletir sobre a condição da comunicação no ambiente empresarial e todos os aspectos que a influenciam

No mundo inteiro, uma onda de transformações vem afetando as empresas. Com a chegada da globalização, a demanda por serviços se tornou inferior – em muitos casos – à sua oferta. Por este motivo, as organizações se viram na necessidade de investir em novos setores. Para promover a qualidade, por exemplo, se faz indispensável a correta e bem utilizada comunicação, tanto com o público interno, quanto com o externo. Surgiram então setores de comunicação que primeiramente eram supridos pelo RH e, posteriormente, quando o Brasil recorreu ao FMI e as redações começaram a demitir os jornalistas, por estes.
Em pesquisa realizada para estudar a percepção dos diversos departamentos das organizações sobre as informações que recebem e para tentar tipificar essa comunicação, identificou-se que o setor de Recursos Humanos é o que sempre se envolveu e praticou a comunicação interna em maior escala, com características próprias, a favor da empresa e dos empregados.
Até o ano 2000, em 41% dos casos – segundo uma pesquisa realizada pela Aberje -, a comunicação interna das empresas está sob inteira responsabilidade da área de RH, com suas limitações conceituais, filosóficas e doutrinárias. Embora o cenário atual seja diverso, nesta obra procura-se analisar os fatores internos e externos do setor ou podem influenciá-lo, tanto sob aspectos globais, como de inter-relação humana.
Este livro, portanto, levanta dados e permite ao leitor refletir sobre a condição da comunicação no ambiente empresarial e todos os aspectos que a influenciam – tanto positiva como negativamente – e, principalmente, como torná-lo eficaz.
A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos vem suprir a demanda de material sobre o assunto, tendo sido, em sua primeira edição, adotada por cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Nesta nova edição, traz conceitos atualizados, novos questionamentos e práticas. Torna-se, portanto, indispensável para qualquer profissional da área, bem como para aquele que está ingressando no mercado agora.

Dados técnicos:
Formato: 16cmx23cm
Total de páginas: 216
Preço de capa: R$41,90
ISBN: 978-85-7303-024-2

Sobre os autores:
Fábio França é Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação – Relações Públicas – pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade se São Paulo. Graduado em Filosofia e Psicologia. Conquistou vários prêmios acadêmicos nas áreas de Relações Públicas e Comunicação. Ampla experiência como docente, pesquisador, executivo em empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado na implantação de programas de Qualidade Total, de Recursos Humanos, de comunicação com empregados e de assuntos coorporativos. Autor do livro Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica – Business relationship. Coautor, com Sidinéia G. Freitas, do Manual da Qualidade em Projetos de Comunicação e com James E. Gruning e Maria A. Ferrari, do livro Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos.
Gutemberg Leite é Mestre em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero e em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela FECAP – Faculdade Escola Comércio Álvares Penteado. Tem especialização em “Novas Tecnologias da Comunicação” pela Universidade da Flórida. Graduado em Administração de Empresas, iniciou a carreira em Recursos Humanos em 1972. Em 1983, fundou a Meta Seleção de Pessoal, empresa de assessoria de Recursos Humanos que presta serviços de recrutamento e seleção de pessoal efetivo, temporário, administrativo CLT e terceirizado. Coautor do livro  Comunicação e Mercado do Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: