Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Curso foi ministrado pelo especialista espanhol Jose Manuel Bey
Entre os dias 28 e 30/11, na cidade de Joinville (SC), aconteceu o 1º Treinamento Internacional Mastergel de RTM Light. Organizado pela fabricante de gelcoat e distribuidora de matérias-primas e equipamentos Mastergel, o curso foi ministrado pelo espanhol Jose Manuel Bey, profissional com mais de vinte anos de experiência no processo de RTM.
RTM é a sigla de Resin Transfer Mold (em tradução livre, Moldagem por Transferência de Resina). Trata-se de um dos processos mais empregados pelos moldadores de materiais compósitos, tipo de plástico de alta performance consumido pelas indústrias da construção civil, transporte, geração de energia eólica, saneamento e náutica, entre outras.
“Demos ênfase à parte prática, principalmente aos detalhes sobre a construção dos moldes, etapa crucial para o sucesso do RTM Light”, afirma Horst Peterhans, consultor técnico da Mastergel. A empresa é distribuidora exclusiva no Brasil da inglesa Composites Integration, maior fabricante de equipamentos para RTM do mundo. “Além dos ferramentais, os participantes puderam fabricar algumas peças, como um bagageiro de teto para automóvel e uma carenagem”, detalha.
Mais de trinta pessoas participaram do treinamento, sendo a maioria representantes de empresas que atuam nos setores de transporte, construção civil e lazer. “São profissionais familiarizados com o processo de RTM Light, mas que buscavam dicas para melhorar o desempenho das suas linhas produtivas”.
Papel do distribuidor
Para Rosi Ana Peterhans Espindola, diretora da Mastergel, os distribuidores de matérias-primas e equipamentos devem investir continuamente na capacitação do mercado. Tanto é assim que a Mastergel passou a contar recentemente com uma área de 400 m² voltada apenas para a simulação das tecnologias de moldagem de compósitos – além de RTM Light, os clientes da empresa podem repetir em pequena escala os processos de RTM convencional, casting (mármore sintético), spray-up e hand lay-up.
“O distribuidor tem a responsabilidade de ajudar a preparar tecnicamente os seus clientes. Sempre, é claro, contando com a participação fundamental dos fabricantes de matérias-primas e equipamentos”, observa. Em 2012, a Mastergel pretende organizar mais dois treinamentos sobre RTM Light, bem como diversos cursos focados nas demais tecnologias de processamento dos compósitos.
Mercado brasileiro de compósitos
Em 2011, segundo as projeções da Maxiquim, consultoria contratada pela Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO), o Brasil vai consumir 208.000 toneladas de compósitos, 1,8% a mais do que em 2010. O faturamento do setor, por conta das sucessivas altas nos insumos petroquímicos, deve fechar em R$ 2.847 bilhões, resultado 10,2% maior do que o aferido no ano passado.
Para mais informações, acesse http://www.mastergelcompositos.com.br
Perfil Mastergel Compósitos
Fundada em 2009, na cidade de Joinville (SC), a Mastergel Compósitos é uma das principais fabricantes de gelcoats – matérias-primas dos compósitos – da Região Sul do país. Também atua como distribuidora autorizada das seguintes empresas: Ashland (resinas e gelcoat), Polinox (catalisadores e ceras desmoldantes), Acmos (desmoldantes), Composites Integration (equipamentos para RTM) e EFA 2000 (moldes). Contatos: (47) 3432-0009 / mast@mastergelcompositos.com.br / http://www.mastergelcompositos.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: