Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Uma equipe de colaboradores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) participou do Curso Sistema de Informação de Águas Subterrâneas (SIAGAS), realizado no final de novembro, no Brisamar Hotel, em São Luís. O curso funcionou como preparatório para os técnicos que irão inserir mais de 300 poços da Região Metropolitana de São Luís, no banco de dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Nesse ínterim, a interface do site da CPRM será atualizada e a equipe da Caema participará de reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), além de outros treinamentos intensivos. caema copycaema copy

A aprendizagem incluiu tópicos sobre: Instalação, Apresentação e Manuseio do Programa de Entrada de Dados (MODDAD) e Visual Poços; Apresentação Geral do SIAGAS e seus Módulos; Trabalhando com o Visual Poços: Gerenciamento, Entrada, Pesquisa, Exportação de dados e Georeferenciamento de Imagens; Trabalhando com SIAGAS Web: Ambientes de Interface com o Usuário, de Pesquisa, de Mapa e Exportação, entre outros.

Segundo o coordenador de Licenciamento, Educação Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos da Caema, Raoni Blum Tomaz, a boa gerência desses recursos hídricos está relacionada à sustentabilidade. “Em escala global, o cadastramento de poços contribui na localização e no cálculo da água subterrânea disponível para as futuras gerações”, destacou.

Através dessa ferramenta tecnológica, desenvolvida pela CPRM, “a Companhia também disponibilizará uma rica fonte de pesquisa para a sociedade com informações sobre os poços que administra. Outra vantagem é que os dados servem como relatório técnico operacional para a própria Caema, facilitando no controle e manutenção dos pontos de captação subterrânea, dos quais, cerca de 400 já foram cadastrados. Informações referentes aos poços registrados no SIAGAS estão disponíveis no http://www.cprm.gov.br

O programa destinado ao cadastramento de poços deverá ser totalmente implantado na empresa até janeiro de 2012.

Além do coordenador Raoni Tomaz, os seguintes colaboradores integraram a equipe técnica da Caema: engenheiro João Henrique Rocha, da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; analista de sistemas Joimar Carvalho Franco, da Gerência de Tecnologia da Informação; o geólogo Leonel de Sousa Santana, da Coordenadoria de Produção de Água; geólogo Hélio de Oliveira Costa, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Bacias; administrador Raul da Trindade Barbosa Neto da Coordenadoria de Licenciamento e Educação Ambiental e Outorga de Recursos Hídricos.
O curso SIAGAS foi ministrado pelo coordenador executivo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), hidrogeólogo Josias Barbosa Lima.

Fonte: http://www.imperatriznoticias.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: