Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Conciliadores e mediadores do Poder Judiciário de Mato Grosso realizam audiências de conciliação esta semana nos Juizados Especiais de Cuiabá. A ação faz parte do estágio supervisionado, referente ao Curso de Formação de Medidor e Conciliador. Cada um deles deve promover ao menos dez sessões para receber o certificado final. O treinamento também serve de preparo para a Semana Nacional de Conciliação, que será realizada na próxima semana, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, juiz Hildebrando da Costa Marques, informou que a solenidade de abertura do evento será segunda-feira, às 9h, no Fórum Desembargador José Vidal, da Comarca de Cuiabá.
“Toda a organização está a contento. Começaremos nesta quinta-feira a estruturar o Fórum de Cuiabá para as audiências da Prefeitura de Cuiabá, que envolve o maior número de processos”, pontuou o magistrado. A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por intermédio de um convênio firmado com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, propôs a inclusão de dois mil processos de execução, referentes a dívidas de ISS, IPTU e multas diversas. Conciliadores preparados para estas ações serão disponibilizados, podendo atender partes que queiram incluir processos durante o evento.
        O mediador voluntário do Núcleo de Conciliação do TJMT, Ademir Ajala Cristaldo Júnior, vai supervisionar 15 estagiários do Curso de Direito na Semana de Conciliação, contratados exclusivamente para atuarem nos processos de execução propostos pela prefeitura. “Os estagiários passaram por oito horas de capacitação na Escola dos Servidores, onde foram informados sobre como proceder durante a mediação”, explicou.
        Para ser voluntario, Ademir Júnior e outros 24 colegas passaram por um curso de formação de 40 horas, promovido entre os dias 17 a 21 de outubro deste ano pelo Núcleo Permanente de Conciliação do TJMT. “A intenção é que os mediadores voluntários sejam multiplicadores dessa capacitação para novos voluntários. Ainda passaremos por cursos no CNJ [Conselho Nacional de Justiça]”, antecipa.
A Semana Nacional de Conciliação tem como objetivo promover a pacificação do conflito entre as partes em processos de diferentes naturezas e ainda reduzir o número de processos em tramitação no Poder Judiciário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: