Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Alexandre Magalhães Martins, funcionário de carreira lotado na Diretoria de Educação a Distância, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está ministrando treinamento que visa a operacionalização da plataforma de informações SisUAB. O curso acontece desde a última segunda-feira (26), no auditório do Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Estadual do Piauí (Nead/Uespi), e é voltado para os coordenadores e secretários cursos da modalidade a distância.

A Capes é a gestora nacional do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com o técnico, a instituição recebeu esse desafio em função de seu trabalho realizado no âmbito dos programas de mestrado e de doutorado, que hoje são considerados de excelência e um dos melhores do mundo.

O SisUAB é um gerenciador de processos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual colaboradores (como coordenadores de curso e de polo, por exemplo) podem cadastrar informações sobre os cursos ofertados nos polos de apoio presencial. “Com base nessas informações, poderemos direcionar as políticas de ação voltadas para a educação superior em EaD. Precisamos saber, por exemplo, onde estão, como andam e o que precisam os polos de apoio presencial”, coloca o representante da Capes. A Uespi, até o final deste ano, vai estar presente em 33 polos de apoio presencial e contará com mais de dois mil alunos matriculados em seis cursos de graduação plena.

Esses dados cadastrados servem, também, para que o governo federal analise a viabilidade das ofertas de novos cursos à distância. Por isso, existe a necessidade de treinar pessoas e capacitá-las à operacionalização correta do SisUAB. “O gerenciamento e o controle das ações do programa são fundamentais para o desempenho das atividades no contexto da UAB. Assim, os atores são envolvidos. Em razão de serem agentes ativos no processo de consolidação da UAB, os colaboradores do programa têm a missão de conhecer e disseminar as tecnologias envolvidas, os processos e principalmente os dados para que possa ser feita a gestão do programa. Para tanto, devem estar devidamente capacitados e integrados ao ambiente operacional e com os sistemas utilizados”, coloca Alexandre Magalhães.

Um dos objetivos do treinamento é evitar que dados errôneos ou equivocados sejam cadastrados no SisUAB, bem como sensibilizar os participantes quanto a importância do Sistema para a gestão dos cursos pela Capes. Com essa precaução, a Capes pode gerenciar melhor os cursos de educação à distância e promover seu aperfeiçoamento. O treinamento está sendo ofertado a todas as 76 instituições públicas de ensino superior credenciadas pelo programa UAB.

Fonte: http://180graus.com

Comentários em: "Técnico da Capes faz treinamento com agentes EaD da Uespi" (1)

  1. […] Leia mais: Técnico da Capes faz treinamento com agentes EaD da Uespi | Da … […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: