Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Treinamento Agroceres na Bahia e no Ceará

A Agroceres PIC participou, em agosto, nos estados do Ceará e Bahia, do Programa de Capacitação Total, atividade integrante do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), executado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com suas associações estaduais filiadas.

Marcelo Nunes de Almeida, supervisor de Serviços Veterinários da Agroceres PIC e João Augusto Rodrigues, consultor Técnico-comercial da Agroceres PIC, foram os responsáveis pelo módulo que abordou o manejo reprodutivo de suínos. Os treinamentos, organizados pela Associação de Suinocultores do Ceará (Asce) e pela Associação Baiana de Suinocultura (ABS), foram realizados nos dias 30 e 31 de agosto, em Fortaleza (CE) e Salvador (BA), respectivamente, e reuniram, ao todo, cerca de 90 participantes, entre suinocultores, gerentes e colaboradores de granjas.

Capacitando o produtor – O conteúdo do módulo procurou enfatizar pontos importantes da área reprodutiva, enfocando desde procedimentos básicos como recepção e adaptação de fêmeas e reprodutores, coleta e armazenamento de sêmen, até operações mais complexas como manejo alimentar e, sobretudo, o controle de variáveis do manejo reprodutivo das fêmeas, como taxa de parto, idade ao desmame, detecção de cio, cobertura, duração da lactação, intervalo desmama-cio etc. “Para nós da Agroceres PIC foi motivo de grande satisfação participar dos treinamentos”, afirma João Augusto Rodrigues, consultor Técnico-comercial da Agroceres PIC. “Durante as palestras houve grande interação com os suinocultores. Pudemos levar a eles informações atualizadas e apresentar novas técnicas, diferentes tipos de manejo e experiências que vêm dando certo no campo”, acrescenta.

Os treinamentos ministrados pelos técnicos da Agroceres PIC foram muito bem recebidos pelos participantes e dirigentes das associações estaduais. “As palestras trouxeram informações ricas e pertinentes aos nossos suinocultores, oferecendo assim, notoriedade para o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do fomento da suinocultura baiana”, afirma Cynthia Ariadna Oliveira, gestora-executiva da ABS. “Tenho certeza de que os suinocultores saíram satisfeitos com o dia proveitoso promovido pela equipe da Agroceres PIC. São parceiros como a Agroceres que nos ensinam como crescer”, completa.

Uma das iniciativas do PNDS, o Programa de Capacitação Total surgiu da necessidade de promover uma capacitação padronizada dos suinocultores para, em última instância, elevar o grau de tecnificação das granjas brasileiras. Divido em sete módulos, o treinamento tem como objetivo gerar informações de unificação e melhoria nos processos produtivos e padronização na produção suinícola, aprimorando a eficiência dos trabalhos e dos índices zootécnicos, produtivos e econômicos da atividade. Através do PNDS a ABCS pretende aumentar em 2 kg o consumo per capita de carne suína no Brasil.

Fonte: http://www.suinoculturaindustrial.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: