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Planejamento pode ajudar a organização a melhorar suas competências e atingir metas 15/09/2011 03:54

Autor: Márcio Silva
A norma ISO 10015 utiliza a definição de treinamento encontrada na NBR ISO 8402 – Gestão da qualidade e garantia da qualidade: “Processo para desenvolver e prover conhecimento, habilidades e comportamentos para atender requisitos”.
Segundo a ISO 10015, o treinamento deve contribuir para a melhoria contínua ajudando as organizações a tornarem seus treinamentos um investimento e não apenas custo.
Ao realizar uma análise SWOT de uma organização, podemos perceber que vários fatores – internos ou externos, por exemplo – podem influenciar, positiva ou negativamente, os objetivos para a melhoria contínua de uma organização. Deste modo, é fundamental que a organização analise suas necessidades relacionadas às competências necessárias para manter sua competitividade neste novo ambiente.
Por isso deve-se, de tempos em tempos, realizar o levantamento das todas as necessidades de melhoria. Após isso analise e separe as necessidades relacionadas à competência das outras necessidades da organização.
Por exemplo: Após a análise SWOT, uma empresa de tecnologia percebe o declínio das vendas de seus netbooks e o avanço do mercado dos tablets e passa a ter como objetivo estratégico a produção e comercialização destes aparelhos. O novo comportamento do consumidor força a organização a adequar seus produtos aos novos requisitos dos clientes.
Necessidade de melhoria: Desenvolvimento de nova tecnologia (tablets);
Necessidades relacionada a competência: ausência de funcionários com competência para desenvolver a nova tecnologia;
Outras necessidades: criação de laboratório e compra de novas máquinas e equipamentos para o desenvolvimento de tablets.
Neste exemplo, podemos observar que a necessidade relacionada à competência pode ser suprida por dois caminhos: treinamento dos funcionários da organização ou contratação de funcionários com competência para desenvolver a nova tecnologia.
“É conveniente que a organização defina a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas que possam existir”. (NBR ISO 10015 – Quality management – Guidelines for training)
Agora suponha que os funcionários da organização em análise tenham competência, porém faltam-lhes equipamentos adequados para o desenvolvimento da nova tecnologia. Neste caso devemos dotá-los dos equipamentos adequados e o treinamento não seria a solução, pois existem outras necessidades que, se supridas, podem melhor a competência dos profissionais e da empresa.
Diferente modo suponha que após a análise constatou-se a ausência de conhecimento necessário para o desenvolvimento da nova tecnologia, então o treinamento pode ser o recurso necessário para melhorar a competência dos profissionais, só então devemos programá-lo.
Definição das Necessidades da Organização
É a definição das competências essenciais da organização, ou seja, aquelas que são fundamentais à manutenção da operação e realização de suas estratégias (o que a empresa faz de melhor) e que devem ter prioridade nos investimentos em treinamento. Elas podem resultar do aparecimento de novos serviços, tecnologias emergentes, indicadores de controle anormais, surgimento de novos requisitos dos clientes, oportunidades, não conformidades, entre outros.
As necessidades de melhoria de uma organização podem estar relacionadas ao desenvolvimento de competências – individuais e organizacionais.
Para realizar a definição das necessidades da organização pode-se criar um comitê composto por dirigentes e formuladores de estratégia para analisar e discutir o planejamento estratégico da organização, pesquisas de clima organizacional, políticas de treinamento, indicadores da área de gestão de pessoas e o histórico de investimentos em treinamento.
É essencial que se busque criar uma Visão compartilhada dos temas prioritários para os programas de treinamento no período. Sendo assim, o resultado deste trabalho deve ser o desenvolvimento de um relatório de temas prioritários para treinamento (grandes metas) no período. Após isso obtenha a validação do documento pelo Departamento de Gestão Pessoas.
Lembre-se: Um processo de treinamento planejado pode ajudar a organização a melhorar suas competências e para alcançar seus objetivos.
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