Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Colaboradores DHL de toda a América do Sul passaram por programa intensivo no Chile para aprender a gerenciar as necessidades de logística em circunstâncias de risco.

Brasil, 29 de agosto de 2011 – A DHL, empresa líder global em transporte e logística, reuniu, no início do mês de agosto, 48 colaboradores voluntários na Cordilheira dos Andes, no Chile, para o primeiro treinamento realizado na América do Sul de equipes de apoio a desastres ambientais, chamado DRT – Disaster Response Team.

Os colaboradores da DHL, reunidos a partir das três unidades de negócios presentes no mundo – Express, Global Forwarding e Supply Chain; vieram da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para juntarem-se aos colegas chilenos.

Os voluntários foram organizados em equipes e submetidos a uma série de exercícios rigorosos em prol de prepará-los para responder e atuar com eficácia em situações de desastres ambientais.

Após um desastre natural, é fundamental que as equipes de ajuda humanitária de várias partes do mundo hajam de maneira rápida na distribuição de alimentos e outros itens essenciais, a fim de salvar vidas.

A expertise, o profissionalismo e a dedicação dos profissionais da DHL garantem, em diversas circunstâncias, o envio dos donativos e materiais de auxílio, descongestionando aeroportos lotados ou mal coordenados, e melhorando o fluxo de contribuições e doações inesperadas, fazendo que os suprimentos alcancem as vítimas o mais rápido possível.

No Chile, os voluntários liderados pelos experientes gerentes DRT da DHL construíram um armazém virtual e praticaram a manipulação e logística de entrega de grandes cargas em aeroportos.

Em um dos exercícios, os voluntários prepararam pacotes especiais com alimentos e itens de necessidades básicas para que pudessem ser arremessados do ar, simulando situações de entrega de suprimentos em regiões inacessíveis ou inviáveis para o pouso de aviões ou helicópteros.

Todo o treinamento enfatiza o trabalho em equipe e união permanente dos voluntários.

O treinamento aconteceu sob o clima duro do inverno chileno, mas que não prejudicou o entusiasmo dos participantes. “Hoje foi incrível,” diz Paul Saavedra, Coordenador de Supply Chain do Chile, após a conclusão de um exercício prático que trabalha o lado estratégico das pessoas em situações de caos. “Tive a oportunidade de aprender o que a DRT realmente é.

Os exercícios que fizemos hoje ajudaram a reforçar a minha decisão de fazer parte do grupo”, diz. Alberto Luis Barrios, Agente de Serviços ao Cliente do Paraguai, e concordou: “Hoje foi espetacular”, disse ele. “A simulação me ajudou a entender melhor as dificuldades que podemos ter em um plano de ação real.”

“Esta formação é uma das melhores que eu já participei”, diz Chris Weeks, diretor de Assuntos Humanitários da DHL, ao final do treinamento. “A organização foi excelente e a localização extremamente adequada para a preparação que queremos promover – cabanas no alto das montanhas, onde as pessoas tinham que cuidar de si, cuidar da equipe e sair da sua zona de conforto.

O espírito de equipe tem sido absolutamente notável.

Espero que as pessoas que fizeram o esforço para chegar até Santiago tenham apreciado esta experiência, não apenas como uma pausa da rotina, mas, principalmente, aprendendo coisas que eles podem levar de volta para os seus países e aplicar em alguma situação de necessidade real”.

Gilberto Castro, Gerente de Operação do Panamá e gerente das Equipes de Apoio a Desastres (DRT) DHL para as Américas, disse que estava “muito satisfeito”, tanto com a formação, como com a participação de voluntários de nove países sul-americanos. “Foi uma viagem longa e cansativa, mas finalmente terminou com um nível muito alto de entusiasmo.

Agora vamos nos concentrar em 2012 e nos futuros treinamento que acontecerão no Brasil, Peru e, novamente, no Chile.

Estamos rumando para estabelecer uma firme e sólida equipe DRT na América do Sul, assim como fizemos na América Central e no Caribe”.

O próximo treinamento de Equipes de Apoio a Desastres Naturais (DRT) está previsto para o primeiro trimestre de 2012 e acontecerá, pela primeira vez, no Brasil. O local ainda não foi definido, mas foram cotadas regiões como Manaus (AM), Brotas(SP), Serra do Mar, entre outros.

Sobre as DRT – Equipes de Apoio a Desastres DHL

Criada em 2005, a rede global de Equipes de Apoio a Desastres (DRT) do grupo Deutsche Post DHL é formada por três grupos, cada um designado para uma região geográfica específica, dentre Ásia do Pacífico, América Latina/Caribe e Oriente Médio/África.

Cada equipe é composta por cerca de 80 funcionários da DHL especialmente treinados, que se voluntariaram para trabalhar em esforços humanitários.

Em situações de emergências, os voluntários podem se transportar para a região atingida por um desastre em menos de 72 horas.

Ficando em média de duas a três semanas no local, as equipes revezam de 10 em 10 membros, para garantir uma máxima capacidade sob circunstâncias extremamente exigentes.

As Equipes de Apoio a Desastres fazem parte do programa GoHelp do Deutsche Post DHL, dedicado à gestão de calamidades.

O compromisso social e ambiental do grupo é representado pelo selo “Living Responsibility”, baseado nos três pilares: GoHelp, GoTeach e GoGreen.

Sobre a parceria humanitária entre a UN OCHA e o grupo Deutsche Post DHL

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (UN OCHA) e o grupo Deutsche Post DHL renovaram sua bem sucedida parceria, firmada desde 2005, por mais três anos em janeiro de 2011.

Por meio de um trabalho feito em parceria com as Nações Unidas, o grupo oferece apoio às autoridades dos países afetados e à comunidade, ajuda humanitária no manuseio e armazenamento de donativos nos aeroportos dos países atingidos por desastres.
A UN OCHA se beneficia da expertise em logística e armazenamento do Deutsche Post DHL, um serviço que a Organização das Nações Unidas não conseguiria manter sozinha na totalidade do ano.

Por outro lado, graças a essa parceria, o trabalho das Equipes de Apoio a Desastres do Deutsche Post DHL passa a ser integrado às operações de apoio humanitário, beneficiando-se assim das fortes conexões da ONU com outros elementos da comunidade internacional diante de situações de emergência.

Sobre a DHL – A Empresa de Logística para o Mundo
A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes.

A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, gerenciamento da cadeia de suprimentos, armazenagem e soluções de logística customizáveis aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais.

A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo.

Mais de 275 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes.

A DHL Brasil conta com a operação de três divisões: Express, Global Forwarding e Supply Chain.

A DHL faz parte do Deutsche Post DHL, que gerou receita de cerca de 51 bilhões de euros em 2010.  Visite http://www.dhl.com.br para mais informações.

Sobre Deutsche Post DHL
O Deutsche Post DHL é o grupo líder mundial em serviços de correio e logística. As marcas Deutsche Post e DHL representam um portfólio único em serviços de logística (DHL) e comunicação (Deutsche Post).

O Grupo oferece a seus clientes produtos padronizados às suas necessidades, bem como soluções inovadoras e customizadas de marketing de relacionamento a cadeia de suprimentos industrial.

Cerca de 470.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios formam uma rede global com foco em serviços, qualidade e sustentabilidade.

O Grupo está comprometido com a responsabilidade social, com programas nas áreas de proteção ao clima, gestão de desastres e educação.

Em 2010, a receita do Deutsche Post DHL superou 51 bilhões de euros.

Mais informações para imprensa:
Juliana Soares – (11) 3618-3338 –
juliana.soares@cdn.com.br
Patrícia Golini – (11) 3643-2803 – patricia.golini@cdn.com.br
Vinicius Gonçalves – (11) 3643-2777 – vinicius@cdn.com.br

Fonte: http://www.inteligemcia.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: