Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Da Redação

Cerca de 230 pessoas, entre diretores escolares e técnicos administrativos, lotou o auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá, para participar de treinamento de organização das aulas do programa MT Preparatório. A atividade ocorreu no período da manhã de quinta-feira (04.08) com a coordenação da secretária Rosa Neide Sandes de Almeida.

Servidores da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) marcaram presença no evento, que teve como objetivo principal tirar as dúvidas dos gestores e trabalhadores das 193 escolas estaduais e unidades de ensino técnico federal e estadual que ofertaram aulas do programa.

Ao todo, 20 mil estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio na educação pública, alunos egressos, além dos que estão matriculados no 2º ano irão ter aulas preparatórias, no contraturno escolar, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular e concursos públicos. As atividade terão início no próximo dia 15.

De acordo com Rosa Neide, a realização do MT Preparatório deve-se a parceria entre Seduc, Secitec, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) e IFMT. Ela informou que, além da preparação para ingresso dos estudantes no ensino superior, o programa irá fortalecer o trabalho da educação básica do Estado. “A educação regular e técnica de nossas escolas de ensino médio, agora terá um reforço com aporte tecnológico”, afirmou.

Esse reforço, conforme a secretária refere-se ao aporte de R$ 30 milhões feitos por determinação do governador Silval Barbosa para a aquisição dos equipamentos e kits pedagógicos, necessários a aplicação do MT Preparatório.

Dúvidas

A técnica da coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, responsável pelo trabalho de seleção das escolas que participarão do programa, Elissandra Vaz, citou que as principais duvidas apresentadas pelos diretores são referentes ao espaço físico necessário para instalação dos equipamentos, e contratação de pessoal para acompanhamento dos estudantes.

A secretária Rosa Neide explicou que cada diretor deve encontrar as soluções necessárias para desenvolvimento do programa “da melhor forma possível”.

Nesse sentido o diretor da unidade de Ensino Médio Oscar Soares, Salvador Munhoz, localizada no município de Juara informou que as aulas do programa, na sua escola, serão ministradas na biblioteca. “Há 15 dias recebemos todos os equipamentos, que incluem TV de 42 polegadas, notebook, equipamento de conexão ao satélite e microfone. Na mesma semana Seduc e Secitec encaminharam um técnico que já fez a instalação desses materiais”, contou.

Munhoz disse ainda que os cem alunos da unidade que farão o curso já receberam um kit composto por livros e CD ROM, que contém todo o conteúdo das aulas que serão ministradas via satélite. “As teleaulas serão realizadas em um estúdio criado pela Secitec e serão transmitidas em tempo real para as escolas de todos os 141 municípios do Estado”, contou Elissandra Vaz.

Organização

Referente à organização das atividades na escola, Salvador Munhoz contou que os participantes do projeto foram divididos nos três turnos de aulas. “Aqueles que estudam de manhã farão o MT Preparatório à noite, os que estudam a tarde cursaram de manhã e os estudantes do noturno farão o curso nos finais de semana. São 16 horas semanais de atividades no contraturno, e todo esse trabalho será acompanhado pelo técnico de informática da própria escola”, finalizou.

Fonte: http://www.odocumento.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: