Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Unidade brasileira de uma das principais universidades corporativas do mundo passa a oferecer nova grade de cursos e busca certificação LEED
Referência internacional no treinamento de pessoas e desenvolvimento de líderes, a McDonald’s University, também conhecida como Universidade do Hambúrguer, reinaugura oficialmente nesta quarta-feira suas instalações no Brasil após ampla reforma estrutural e conceitual. Localizada em Alphaville, Barueri (SP), ao lado da sede da empresa no país, a instituição passou por uma reestruturação de seu edifício durante quatro meses e agora traz uma nova grade de cursos, estabelecendo-se como o centro difusor de conhecimento e cultura da empresa. Além disso, houve a inclusão de itens sustentáveis na construção que têm o objetivo de garantir o uso racional dos recursos naturais.

 A McDonald’s University foi uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. Inaugurada em 1961, em Illinois (EUA), em um restaurante McDonald´s, a instituição se destina ao ensino e à pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e operação dos restaurantes. Ao longo dos anos, ampliou suas atividades e se tornou o centro global de excelência para o treinamento e desenvolvimento de profissionais.

 Além da matriz nos EUA, existem outras seis unidades desta universidade no mundo: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira, administrada pela Arcos Dorados, é a única da América Latina e oferece cursos e treinamentos para funcionários e parceiros do sistema McDonald’s de 19 países da região. “Nossa marca é internacionalmente reconhecida por valorizar e investir na qualificação e no aprendizado constante de seus funcionários e parceiros. Com esta reforma da McDonald’s University, passamos a oferecer ambientes ainda mais humanizados, modernos e conteúdos sempre atualizados, de acordo com as exigências do mercado e do nosso negócio”, diz Íris Barbosa, diretora de Treinamento da Arcos Dorados.

 Mais de 52 mil pessoas de toda a América Latina já participaram de cursos e atividades educacionais na unidade brasileira da McDonald’s University desde sua inauguração em 17 de outubro de 1997. A maioria dos cursos é dirigida a funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto dos escritórios quanto dos restaurantes. Franqueados e fornecedores do Sistema McDonald’s também podem frequentar as atividades e a instituição oferece ainda palestras e visitas abertas à comunidade, estudantes e interessados em geral.

 Nova grade de cursos

 A nova oferta de cursos da McDonald’s University vai garantir um processo de educação contínua para funcionários do McDonald’s e convidados. “Com a nova organização curricular, a McDonald’s University continuará a atender sua missão de transmitir os pilares da marca – qualidade de produtos e serviços, em um ambiente com rigorosos sistemas de limpeza, higiene e segurança alimentar, por um justo valor ao cliente -, a fim de transformar conhecimento em resultados para o negócio e promover o desenvolvimento pessoal”, diz Íris Barbosa.

A partir de um currículo global, a McDonald’s University oferece cursos técnicos, comportamentais e administrativos organizados em três escolas:

 Escola de Excelência Operacional

Os cursos contemplam as áreas de “Serviço ao Cliente”, “Produtos, Processos e Equipamentos” e “Gestão de Segmentos”. São apresentados os conteúdos e ferramentas para que os profissionais possam atingir a excelência na operação dos restaurantes.

Escola de Negócios

“Tecnologia e Inovação”, “Gestão Estratégica” e “Finanças” são os tópicos abordados nesta escola, que oferece aos profissionais o embasamento para administrar o negócio de forma a atingir resultados e agregar valor à marca.

 Escola de Liderança

Com foco na área comportamental, os cursos da Escola de Liderança habilitam alunos nos campos de “Gestão de Pessoas”, “Cidadania e Cultura Corporativa” e “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.
Além disso, a McDonald’s University tem parcerias com algumas das mais renomadas instituições de ensino da América Latina, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Fundação Instituto de Administração (FIA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Universidade Paulista (Unip).

 As parcerias com FGV, FIA e Unip facilitam o acesso dos funcionários a cursos de graduação, pós-graduação e MBAs destas instituições, por meio de bolsas de estudo ou descontos relevantes. Já a parceria com o Senac-SP tem o objetivo de certificar os atendentes de restaurante do McDonald’s, que recebem uma qualificação e passam a ser denominados em carteira de trabalho como Técnicos de Qualidade e Serviços.

 Há ainda um convênio com a área de Ensino a Distância do Senac-SP para oferecer cursos de Marketing, Finanças e Recursos Humanos aos líderes de restaurantes e de departamentos chave dos escritórios.

 Uma universidade corporativa sustentável

 Com a reforma, as novas instalações foram organizadas para proporcionar o uso racional dos recursos naturais, seguindo um modelo estrutural mais eficiente. “Além de ser um centro difusor de conhecimento e uma referência em treinamento e desenvolvimento de lideranças para toda a América Latina, a unidade brasileira da McDonald’s University também passa a desempenhar agora um papel de destaque na área de sustentabilidade”, afirma Dorival Oliveira, diretor de Desenvolvimento da Arcos Dorados no Brasil.

 O edifício está em processo para obter o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), já outorgado ao restaurante McDonald´s de Bertioga (SP), primeiro restaurante da América Latina a conseguir a certificação que é concedida pelo U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendem critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. A empresa tem ainda outros dois restaurantes em processo de obtenção do selo na América Latina: na Costa Rica e Argentina.

 A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todas as fases da reforma da McDonald’s University. As paredes de todos os pavimentos, incluindo escritórios, sanitários e recepção, foram pintadas com tinta livre de metais pesados, produzida com baixa emissão de poluentes. Houve ainda um gerenciamento de todo o entulho gerado pela obra. Metal, papelão e madeira foram separados em caçambas distintas. Este material foi recolhido por uma empresa especializada e encaminhado para empresas recicladoras. O restante do entulho seguiu para aterros devidamente credenciados. Só de metal, foram encaminhadas para a reciclagem mais de seis toneladas.
Entre outros itens, foram instalados vasos sanitários com válvulas para resíduos líquidos e sólidos, o que pode significar um consumo de água cinco vezes menor se comparado aos modelos convencionais. As torneiras também geram uma grande redução no desperdício de água – até 55% menos do que as torneiras padrão.

 Os equipamentos eletrônicos atuam com o sistema Energy, que aumenta o desempenho, e a iluminação conta com o sistema de LED para consumir menos energia com maior potência e vida útil. O projeto de iluminação, além de permitir vários formatos, dependendo da necessidade, prevê o uso racional, fazendo proveito da luz natural que entra nos espaços. O mobiliário foi feito com madeira certificada e o carpete foi fabricado com desperdício mínimo de matéria-prima e energia.

 Construída nos moldes da matriz nos EUA, a McDonald’s University no Brasil está instalada em uma área de 3.500 m2. A estrutura, que comporta o atendimento simultâneo a mais de 300 alunos, inclui um auditório para 160 pessoas, salas para aulas e reuniões com cabines de tradução simultânea, o Centro de Nutrição McDonald’s, sala de acervo com livros, vídeos, CDs, revistas e material de treinamento e uma área de convivência com wi-fi. A instituição tem ainda uma quadra esportiva, churrasqueira e uma academia de ginástica que contribuem para a integração de alunos, professores e funcionários.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franqueada do McDonald’s em todo o mundo, tanto em vendas totais como em número de restaurantes, e é também a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e do Caribe, com restaurantes em 19 países e territórios.

Fonte: http://www.portalrondonia.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: