Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Cerca de 400 contadores e controladores internos de órgãos públicos do Estado e municípios estão recebendo treinamento em Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Tribunal de Contas de Mato Grosso. A capacitação está sendo ministrada por orientadores da Secretaria do Tesouro Nacional, especialistas nos novos conceitos internacionais da contabilidade pública e responsáveis pela elaboração dos Manuais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP e de Demonstrativos Fiscais – MDF da instituição federal. O curso está sendo realizado nesta terça e quarta-feira (22 e 23/2), no auditório da Escola Superior de Contas.

A presença de orientadores da Secretaria do Tesouro Nacional nos eventos de capacitação do TCE, segundo o secretário-chefe da Consultoria Técnica Ronaldo Ribeiro de Oliveira, solidifica parceria iniciada ainda em 2010, quando foi realizado curso para gestores públicos e auditores do Tribunal com foco nas normas editadas pela STN. “O TCE é consciente da importância da qualificação contínua para a tomada de decisões pelos gestores, para a análise de órgãos de controle e para o conhecimento e fiscalização da própria sociedade”, disse o secretário, que representou o conselheiro presidente Valter Albano na abertura do curso.

Ainda de acordo com Ronaldo de Oliveira, a exemplo dos anos anteriores, o TCE irá realizar de seis a sete ciclos de capacitações em municípios estratégicos do Estado neste ano. “Um dos temas a serem debatidos será a contabilidade pública e sua importância para os tempos atuais e futuros”, informou.

Dividida em quatro módulos, o curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público vai abordar desde procedimentos contábeis orçamentários e patrimoniais, até plano de contas e demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. As palestras são ministradas em tempo integral pelo gerente de Normas e Procedimentos Contábeis da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, e pelo analista de Finanças e Controle, Bruno Ramos Mangualde.

“Entre as novas normas da contabilidade pública, existem mudanças que devem ser aplicadas pelo Estado e grandes cidades já durante este ano. E outras, que afetam os municípios menores, que devem ser implantadas até 2013. Independente dos prazos, todos os contadores e controladores estão se familiarizando com as mudanças e o TCE tem grande contribuição nisso”, observou Waldina Fraga da Silva, Coordenadora técnica da associação Mato-grossense dos municípios (AMM).

O controlador interno da Prefeitura de Cuiabá, Luiz Mário de Barros, concorda: “Esse apoio do TCE é de suma importância. O profissional de contabilidade deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, pois a sociedade merece ter um retrato fiel dos registros contábeis dos recursos públicos”, enfatizou.

Os dois dias de capacitação serão gravados para posterior disponibilização dos vídeos no link “Palestras” do Portal do TCE [www.tce.mt.gov.br].

O conteúdo ministrado pelos orientadores da Secretaria do Tesouro Nacional, porém, já está disponível no site da instituição federal. Clique AQUI e faça o download dos Manuais da STN, que abordam as normas e procedimentos contábeis adotados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Público Interno

Cerca de 170 técnicos e auditores de controle externo do Tribunal de Contas iniciaram essa mesma capacitação em Contabilidade Pública no dia 21 de fevereiro. O curso para o público interno se encerra às 18h desta terça-feira (22), no Espaço Cultural “Liu Arruda”.

Fonte: http://www.odocumento.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: