Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

A Braskem e a Defesa Civil realizarão no dia 18 de Janeiro às 9hs o exercício de Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situação de Emergências (PGASE). O Local escolhido será a TUBOVIA BRASKEM na Comunidade da Rua da Palha, situada próxima a ponte de acesso ao Broma.

O simulado visa exercitar a preparação da comunidade e dos órgãos públicos envolvidos no programa. Cenário fictício: Suposto vazamento no etenoduto. Os membros da comunidade localizada próximo a Tubovia serão conduzidos pelos coordenadores de evasão para o Ponto de Encontro e as demais atividades de resposta e atendimento ao evento serão desenvolvidas e acompanhadas por representante dos órgãos participantes do Programa: Corpo de Bombeiros, PMAL, SAMU, Defesa Civil estadual e municipal de Marechal Deodoro, IMA, e Polícia Rodoviária Federal e representantes da ALGAS. O simulado irá testar a capacidade de atendimento às instruções ministradas.

A Braskem que tem como meta o Zero Acidente e a realização periódica de simulados de emergência nas suas unidades industriais, executa também treinamentos e simulados nas comunidades circunvizinhas. A base para toda essa ação advém da política responsável e preventiva de riscos da empresa e de ações coordenadas pelo APELL (Programa de Alerta e Preparação para Emergências Locais) – programa regulamentado por lei estadual, e que foi idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de minimizar impactos provocados por incidentes em áreas industriais.

No Estado de Alagoas, o Programa APELL está submetido a uma Coordenação Estadual, a cargo da Defesa Civil e conta com a participação de diversos órgãos públicos e de empresas como a Braskem. O Programa segue um cronograma anual de atividades, dentre elas: a realização de reuniões periódicas com a participação de todos os órgãos envolvidos e comunidades, ações sociais desenvolvidas com as comunidades vizinhas e realizações de simulados de emergência.

A programação do simulado tem início na manhã do dia 18 com o bloqueio de tráfego na BR-424 no trajeto Pólo Cloroquímico ao Trevo do Pólo (na AL-101), por um período de no máximo 30 minutos, para realização dos exercícios previstos no simulado .Posteriormente ao exercício, a via será liberada e a programação continua com atividades sócio-recreativas na comunidade: Atendimento odontológico (profilaxia e limpeza), Dicas de Higiene Bucal no trailer do SESI com distribuição de Kits de Escovação, Teste de Glicemia e Avaliação Nutricional. Além disso, os moradores da área que não possuem documentos (CPFs e/ou RGs), poderão fazer um cadastramento para agendar a emissão destes. Finalizando a programação, os moradores mirins terão recreação com futebol de sabão e cama elástica.

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: