Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

foto_350.jpgA infectologista Ana Carla fala com os funcionários sobre a importância do teste HIV

A recém inaugurada Clínica de DST e Hepatites Virais da Prefeitura de Taboão da Serra promoveu no dia 1º de setembro, um treinamento inédito para os profissionais de saúde da cidade. O workshop do programa internacional “Women for positive action” ou Mulheres de Ação Positiva contou com palestras sobre o tratamento especializado para mulheres com HIV.

As palestrantes foram, a infectologista, Ana Carla Carvalho de Melo e Silva, a ginecologista Helaine Milanez e a psicóloga Raquel Moreno, responsáveis pela divulgação do programa no Brasil. Entre os temas abordados estavam: Concepção e contracepção, Relação Médico-Paciente, Bem estar emocional e teste anti-HIV.

Para o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, esse treinamento marca uma nova fase da saúde em Taboão da Serra. “Aumentamos muito o número de atendimentos na rede de saúde da cidade e com esse primeiro objetivo alcançado, agora vamos investir no aprimoramento e qualificação dos nossos profissionais através de palestras e workshops e assim promover um ganho também na qualidade do atendimento”.

O diretor da Clinica, Dr. Ricardo Moraes, explica que “soubemos dessa palestra através da nossa médica Dra. Íris Bandeira Roquim que está sempre em busca de novas informações sobre o assunto, o que demonstra o comprometimento da nossa equipe em oferecer cada vez mais, melhores serviços à população”.

Durante a palestra, a infectologista Ana Carla observou que muitas pessoas podem melhorar a qualidade de vida quando descobrem que são portadoras do vírus. “Tenho muitos pacientes que passaram a se preocupar mais com a saúde e a desenvolverem hábitos mais saudáveis e realizar os projetos pessoais e profissionais depois do diagnóstico positivo da doença, porque hoje em dia o tratamento para pacientes com HIV está muito avançado e possibilita maior qualidade de vida”.

A palestra também abordou o número crescente de mulheres infectadas com o vírus. Uma estimativa da Organização das Nações Unidas sobre HIV/Aids estima que em 2008 já eram 33,4 milhões infectados no mundo inteiro e dentre esses 15,7 milhões eram mulheres. Esses dados mostram a importância de as mulheres realizarem o teste periódico, inclusive durante a gestação. “Atualmente os portadores do vírus podem demorar até oito anos para desenvolvem qualquer sintoma, por isso é necessário que não só as mulheres, mas todas as pessoas façam o exame”.

A Clínica de DST e Hepatites Virais oferece o teste anti-HIV de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas com resultado no mesmo dia. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também é possível realizar o exame, basta procurar o endereço mais próximo.

Women for Positive Action (Mulheres de Ação Positiva)

Mulheres de Ação Positiva é uma iniciativa global formada por profissionais de saúde, mulheres infectadas pelo HIV e representantes da comunidade mundial com o bejtivo de abordar as preocupações especificas das mulheres que vivem, convivem e trabalham com HIV.

Serviço:
Clinica de DST e Hepatites Virais
Endereço: rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446

Por Nely Rossany e Marcelo Valladão

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/9/2010 – 11h11

Fonte: http://www.jornalnanet.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: