Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Cerca de 30 pessoas, entre mobilizadores, educadores e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), além de professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cáceres, receberam na última semana o treinamento de capacitação do programa Apoena, que visa a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais nos evento educacionais do Senar.

De acordo com o coordenador de projetos e programas especiais da instituição, Marciel Becker, os treinamentos tiveram carga de 20 horas cada, sendo capacitadas duas turmas em Cuiabá e uma em Cáceres. Um dos maiores desafios da educação e da formação profissional nos últimos anos, segundo ele, tem sido garantir oportunidade de acesso às pessoas com deficiência. “O Senar vem cumprindo seu papel social nos quatro cantos de Mato Grosso, tanto que em 2009 recebeu o certificado de responsabilidade social concedido pela Assembleia Legislativa do estado. Foi o primeiro do país”.

Com o objetivo de proporcionar a profissionalização dos deficientes, através da construção do processo de educação profissional, o Apoena visa ainda a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas oferecendo oportunidades de trabalho e renda, e atividades ocupacionais como o projeto de equoterapia, onde o tratamento terapêutico é executado com a utilização dos cavalos. “Além dessa interação com o animal que é muito benéfica, o praticante é acompanhado pelas equipes compostas por profissionais qualificados como fisioterapeutas e psicólogos, entre outros”, disse Becker.

A equoterapia está presente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio de Leverger, Tangará da Serra e Colíder, e ainda se analisam solicitações de Sorriso e Itiquira. Segundo, Marciel Becker, em 2009 foram 1.640 pessoas beneficiadas no estado, chegando a 3.670 atendimentos. “Esses números tendem a aumentar este ano, visto que o Senar tem estreitado parcerias”.

Fonte: http://www.sonoticias.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: