Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Para marcar o dia nacional do pediatra, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta terça-feira (27), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), um curso sobre o programa de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) Neonatal.

O treinamento foi destinado aos profissionais de saúde e representa mais uma estratégia para reduzir a mortalidade infantil perinatal e neonatal, com foco nos recém-nascidos até os dois primeiros meses de vida. Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que quase 70% das mortes de recém-nascidos são registradas nos 30 primeiros dias após o parto.

Situação que evidencia a necessidade de cuidados especiais após o nascimento do bebê e que, por isso, necessitam de profissionais capacitados para prestar atendimento adequado às mães e crianças. Realidade que representa a primeira estratégia do AIDPI Neonatal, segundo ressaltou a coordenadora nacional do programa, Rejane Cavalcante.

Responsável pela capacitação dos profissionais alagoanos, ela salientou que enfermeiros e médicos devem conhecer todo o protocolo para agir nas mais diversas situações em relação ao recém-nascido em situação de vulnerabilidade.

“Quando o médico sabe como e quando agir, aumentam as chances do bebê se salvar, mesmo quando o seu estado de saúde é grave. Daí porque, a importância de capacitarmos estes profissionais, já que eles representam o elo entre o bebê e a mãe, assumindo papel importante na tarefa de reduzir a mortalidade infantil em Alagoas”, explicou Rejane Cavalcante.

Nas próximas etapas, o programa AIDPI Neonatal contempla mais duas etapas, que são a estruturação das unidades de saúde e a implementação de atividades educativas e de assistência nas comunidades. “A iniciativa visa à assistência das mães e bebês por meio do Programa Saúde da Família (PSF), já que os profissionais que atuam neste campo estão em contato direto com as gestantes e lactantes”, informa.

Fonte: http://www.alemtemporeal.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: