Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Mais de 50% dos enfermeiros do Hospital Amaral Carvalho (HAC) são especializados em oncologia. Os números são da Universidade Corporativa da Fundação Amaral Carvalho, responsável pelo aperfeiçoamento dos profissionais da instituição. O HAC conta com 138 enfermeiros. Oitenta já são especialistas e 23 terminam a pós-graduação neste ano.

Estima-se que 100% dos profissionais da área concluam o curso de aperfeiçoamento em oncologia até 2012. A capacitação faz parte de um programa de auxílio instituído pela Universidade Corporativa do HAC. “Acreditamos que esta realidade, de ter mais da metade dos enfermeiros especialistas, ocorra só na nossa instituição”, diz Paulo Eduardo de Abreu Machado, diretor-reitor da Universidade Corporativa.

De acordo com o médico, este é também um dos motivos pelos quais o HAC é referência no tratamento e combate ao câncer. Em 2002, esteve entre os dez melhores hospitais do País e em 2008 e 2009 ficou novamente entre os 10 no ranking dos melhores hospitais do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela secretaria Estadual Saúde com pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A especialização, segundo Dr. Paulo, é vital para o bom funcionamento de toda a instituição, além de garantir o bem-estar e tratamento do paciente com câncer. “O paciente oncológico é diferente e quem não tem essa vivência mistura as estações”, conta.

Auxílio

O critério utilizado para a seleção, de acordo com a enfermeira Cláudia Conte, é simples: o setor que não possui um profissional especializado em oncologia tem prioridade. “Precisamos que todos os setores tenham um enfermeiro com a pós-graduação concluída, até para que possamos integrar alguns credenciamentos que o hospital pleiteia. Hoje não temos nenhuma unidade que não tenha um enfermeiro especializado, e com isso eles têm maior capacidade de resolver os problemas e conflitos dentro de seu departamento, seja com o pessoal ou com pacientes”, esclarece.

Para estimular o funcionário na busca por aperfeiçoamento, a instituição arca com quase 50% do valor da mensalidade de especialização. “Desta forma incentivamos que nossa equipe nunca pare de estudar”, diz Dr. Paulo.

As aulas são ministradas nas Faculdades Integradas de Jaú e contam com parceria da USP (Ribeirão Preto). Entre os docentes, 16 médicos e oito enfermeiros fazem parte do corpo funcional do Hospital Amaral Carvalho. “As aulas abordam principalmente atividades teóricas e práticas que dizem respeito à conduta humana e ética com o paciente.”

A pós-graduação na área de oncologia é disponibilizada pela Universidade Corporativa desde 2006. Recentemente a instituição também dá respaldo aos enfermeiros que objetivam a especialização na área de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). “A Universidade Corporativa Amaral Carvalho é um investimento institucional. Sua existência só é possível devido à preocupação em melhorar os seus recursos e transformá-los em capital humano”, salienta dr. Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: