Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Os detalhes podem fazer toda a diferença no relacionamento do vendedor com o cliente. Cuidados com o vestuário, com o tom de voz, com o excesso de intimidade ou a falta de proximidade são algumas das preocupações que devem estar presentes na prática profissional de todos os que atuam diretamente no contato com o público externo. Esses foram alguns dos assuntos abordados no treinamento ministrado pela jornalista Adriane Werner às equipes de vendas das duas lojas Polovi de Campo Largo, nesta semana.

A principal preocupação da empresa ao proporcionar o treinamento às equipes de vendedores foi estabelecer um padrão de postura profissional visando ao melhor relacionamento com o cliente. A Polovi é uma marca tradicional na comercialização de porcelanas Germer na região de Campo Largo, o maior pólo de produção de louças do país.

A jornalista Adriane Werner é palestrante nas áreas de Etiqueta Corporativa e Comunicação voltada à área de vendas. Durante o treinamento, ela abordou temas como a importância do bom relacionamento com o cliente e as diversas formas de atender bem. “O atendimento é o maior diferencial que uma empresa pode oferecer. É ainda mais importante do que preço e qualidade, porque isso o cliente já considera obrigatório”, afirmou a jornalista durante o encontro.

Os vendedores puderam refletir sobre situações típicas do dia-a-dia do comércio, como o grau de intimidade que se estabelece com o cliente. É necessário criar proximidade com o cliente, mas excessos de intimidade podem prejudicar o relacionamento. Da mesma forma, o vendedor deve se preocupar com a boa aparência, pois isso pode gerar maior harmonia no relacionamento com o cliente. De acordo com a palestrante, boa aparência não é vestir-se na última moda, mas principalmente demonstrar higiene e estar de acordo com a formalidade ou informalidade do ambiente de interação com o cliente. “O vendedor deve evitar julgar os clientes pela aparência, pois isso pode colocá-lo em situações constrangedoras. Mas, ao mesmo tempo, deve se preocupar com sua própria aparência, sabendo que o cliente se sentirá mais à vontade ao conviver com alguém melhor ambientado”, salientou Adriane Werner.

Além de destacar a importância dos detalhes como aparência e bom trato com as pessoas, a jornalista lembrou também que o mais importante é “ter conteúdo” para que se consiga criar um bom clima no relacionamento com o cliente. Isso inclui, por exemplo, ter bastante conhecimento técnico sobre os produtos comercializados. “O vendedor precisa ter argumentos. Isso abre portas, tira dúvidas e minimiza eventuais obstáculos na venda”, avaliou a palestrante.

PROJETOS

O treinamento ministrado nesta semana tende a se tornar um projeto a longo prazo na empresa. O objetivo, segundo os organizadores, é proporcionar encontros periódicos das equipes de vendas com a palestrante. “A ideia é tornar os encontros mais interativos, fazer com que os vendedores contem suas próprias experiências, o que, sem dúvida, é uma grande fonte de aprendizado para todo o grupo”, concluiu Adriane Werner.

Fonte: http://www.paranashop.com.br

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