Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Para garantir um novo modelo de gestão nas farmácias hospitalares, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) vai iniciar um processo de capacitação de todos os seus farmacêuticos. A primeira capacitação acontece na próxima semana, de 10 a 12 de março, no Aquários Praia Hotel. No dia 10, as atividades começam a partir das 14h. Nos demais, a partir das 8h.

Com o tema ‘Capacitação em farmácia hospitalar: um novo modelo de gestão´, o evento contará com a participação de 40 farmacêuticos das unidades assistências da capital e interior. Já estamos capacitando, inclusive, os profissionais que foram empossados no último dia 2, disse Elizabeth Keller de Matos, coordenadora de Compras e Suprimentos da FHS.

Um dos pontos que está sendo trabalhado é a mudança do papel da farmácia hospitalar. A partir deste novo modelo de gestão, o setor deixa de ser apenas um distribuidor de remédios e passa a atuar também no tratamento do paciente. Uma das ferramentas para que isso aconteça é a implantação do sistema de distribuição por dose individualizada.

Os medicamentos deixam de ser solicitados para cada setor e passam a ser solicitados por pacientes. Os remédios sairão da farmácia com o nome do paciente e com a quantidade certa, a partir da prescrição médica. Além de evitar desperdícios, isso permite que o farmacêutico avalie a prescrição e interaja com a equipe. Ele vai poder identificar a possibilidade de reações adversas aos medicamentos e interações medicamentosas, explicou a coordenadora.

Em abril, acontecerá outra capacitação, que envolverá, além dos farmacêuticos, os superintendentes dos hospitais e os setores ligados a compras.

Padrão

A Fundação Hospitalar de Saúde está implementando um novo padrão de Farmácia hospitalar. Com isso, as unidades passarão a desenvolver os serviços de farmácia clínica – quando o farmacêutico auxilia a equipe a alcançar os objetivos terapêuticos; o serviço de farmacovigilância – monitoramento dos eventos adversos aos medicamentos – e um serviço de informação sobre medicamentos, para apoiar as equipes hospitalares na promoção do uso racional de medicamentos.

Fonte: http://www.faxaju.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: