Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Saúde Bucal, lançou na manhã desta segunda-feira (1°), o Manual da Atenção Básica em Saúde Bucal. O lançamento, ocorrido na Associação Brasileira de Odontologia (ABO/AL), também marcou o início do treinamento sobre o uso do manual para 309 dentistas que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) em Maceió e mais 47 municípios integrantes da 1ª, 2ª, 3ª, 11ª, 12ª e 13ª microrregiões de saúde.

Segundo informou a odontóloga Maria Goretti Barbosa, que integra a Gerência de Saúde Bucal, o Manual foi elaborado de forma participativa e pactuado com os municípios e com entidades de saúde bucal do Estado. “O documento é importante no sentido de capacitar os dentistas para uma atuação voltada a sua realidade, visando uma melhor coesão e motivação no seu município, sobretudo, promovendo a humanização com pacientes em geral”, afirmou.

A gerente de Saúde Bucal, Larissa Seabra, disse que o objetivo é facilitar, incentivar e viabilizar a melhoria dos serviços de saúde bucal, considerando as condições epidemiológicas dos municípios de forma a garantir a assistência em todos os níveis de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O manual já existe desde 2001, mas a atual publicação conta com as novas portarias, códigos de procedimentos e protocolos de assistência do Ministério da Saúde (MS).

O treinamento em Maceió prossegue nesta terça-feira (2) pela manhã e à tarde, e terá continuidade nos dias 8 e 9 de março. Os facilitadores são profissionais de odontologia dos municípios integrantes das cinco regiões de saúde.

Cronograma

No interior, as capacitações serão realizadas nos municípios de Delmiro Gouveia (7ª microrregião de Saúde) no dia 3 de março; Arapiraca (5ª microrregião de Saúde) e Pão de Açúcar (6ª microrregião de Saúde) no dia 9.

Em Santana do Ipanema (8ª microrregião de Saúde) a capacitação será realizada no dia 10; Penedo (4ª microrregião de Saúde) no dia 16; e Palmeira dos Índios ( 9º microrregião de Saúde) no dia 23. O treinamento contará com a participação de odontólogos dos 102 municípios, que atuam nas 563 Equipes de Saúde Bucal de Alagoas.

Fonte: Assessoria Sesau

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: