Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lançou, esta semana, editais de apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Segurança de Barragens, Sistemas Digitais e Sistemas Elétricos de Potência.
A chamada é resultado de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu (UCI), e tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB) e no Laboratório de Automoção e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE). Para isso, serão investidos cerca de R$ 4 milhões em apoio ao desenvolvimento de pesquisas e concessão de bolsas.

Podem participar pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, profissionais liberais com doutorado e empresas interessadas em estabelecer parcerias.

As linhas de pesquisa do CEASB são divididas em três categorias: representação geométrica tridimensional de barragens, modelagem matemática e métodos numéricos e sistemas de gerenciamento de informação de processo. Também está previsto o lançamento de editais nas áreas de geotecnia, instrumentação de barragens, limnologia, robótica e cadastro de barragens.

No LASSE, as linhas de pesquisa são: aquisição e processamento de sinais, soluções tecnológicas aplicadas a norma IEC 61850, modelagem de sistemas elétricos de potência e qualidade de energia em sistemas elétricos de potência.

O apoio para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa se dará por meio do acesso às informações técnicas e às plataformas tecnológicas instaladas no CEASB e no LASSE; empréstimo de materiais e equipamentos especificados nos projetos; apoio para a participação em eventos; contratação de serviços de terceiros; e acompanhamento de profissionais com competências na área de desenvolvimento do projeto.

A Fundação PTI também concederá bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI), Iniciação Científica (IC), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), Especialização, Mestrado e Doutorado.

No âmbito do Ceasb, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 11 de fevereiro de 2010. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 11 de março. Em relação ao LASSE, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 26 de janeiro de 2010. A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro de 2010.

Todas as propostas de projeto apresentadas serão avaliadas por comitês técnicos. As propostas selecionadas receberão o apoio solicitado e terão acompanhamento e avaliação de desempenho durante sua execução.

Os editais do CEASB estão disponíveis no endereço: http://www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-ceasb. Já os editais do LASSE podem ser acessados na página: http://www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-lasse.

Saiba mais sobre o PTI, o CEASB e o LASSE
Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desenvolve ações nas áreas de educação, ciência, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo. Desde 2007 o PTI elabora e coordena a execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em parceria com a Universidade Corporativa Itaipu (UCI). O objetivo desse convênio é desenvolver soluções tecnológicas e estratégicas para a Itaipu e para o setor elétrico em geral.

O CEASB e o LASSE são dois dos projetos coordenados pelo PTI. Além de promover a integração e a sinergia com o meio acadêmico, científico e tecnológico, o apoio ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas nessas áreas permitirá a formação de competências e a consolidação de um instrumento de gestão do conhecimento para a Itaipu e referências para outras empresas do setor elétrico.

O CEASB possui uma plataforma tecnológica com potencial para o desenvolvimento de soluções estratégicas em segurança de barragens. Todos os projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos pelo centro estão em concordância com o processo de modernização da usina. As linhas de pesquisa abrangem diversas áreas do conhecimento, destacando-se os estudos aplicados ao tratamento dos dados coletados em tempo real do sistema de monitoramento da barragem.

O LASSE é um laboratório especializado em realizar testes e verificações do desempenho dinâmico, em tempo real, de equipamentos e de sistemas associados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de desenvolver soluções tecnológicas com foco na automação de sistemas elétricos.

Mais informações pelo email ceasb@pti.org.br  e lasse@pti.org.br. Telefone (45) 3576-7025.

(Divisão de Imprensa – Itaipu Binacional)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: