Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Para cuidar de idosos é preciso bastante atenção, o trabalho deve ser feito com muita cautela e profissionalismo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, está realizando o curso de “Formação Continuada do 3º setor – ênfase: Cuidador de Idosos”. As aulas tiveram início na tarde de ontem (9) e o encerramento será no dia 13/11, na Unidade de Atenção ao Idoso.
Sabe-se que a atenção à saúde da pessoa idosa exige conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo de envelhecimento normal e também sobre as doenças típicas dessa etapa do ciclo de vida, assim como a compreensão de todo o meio em que o idoso vive. De acordo com a chefe de Apoio às ONGs na Seds Claudia Cristina de Assis, o objetivo do curso é capacitar quem deseja ser um cuidador de idoso.

O curso de capacitação é destinado para pessoas que já atuam na área, como em asilos e Instituições de Longa Permanência de Idosos que compõem a Rede Complementar de Assistência Social conveniadas com o Município. Hoje em Uberaba estão cadastrados na Seds nove asilos. Além disso, foram destinadas vagas para os beneficiados do Programa Bolsa Família. Isso porque o governo federal está determinando, que além de oferecer o benefício, devem ser criadas formas de geração de renda para estas pessoas.

“O curso ensinando como cuidar de idosos é também uma forma de gerar renda, com a capacitação para a pessoa trabalhar em asilos, instituições de idosos e como acompanhante particular, isto é, dama de companhia. Por outro lado, pode servir para cuidar de familiares”, ressalta Claudia Cristina.

Ministrado pelos professores da UFTM, os profissionais de áreas afins da Seds e Conselho do Idoso, o curso trabalha os temas na área prática e teórica e com uma carga horária total de 20 horas. Os temas serão subdivididos em Módulos, em um total de 5 encontros, contando com a presença de psicóloga, nutricionista, enfermeira, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Durante as aulas, são abordados assuntos como a Importância da autonomia e independência do idoso, na área da Psicologia; Cuidados de enfermagem (feridas, higiene, autocuidado), Enfermagem; Atividade física e o idoso, na área de Fisioterapia; Dificuldade na Memória – como enfrentá-la, para os profissionais de Terapia Ocupacional; e, na área de Nutrição, os Aspectos nutricionais do envelhecimento.

Foram confeccionadas apostilas contendo informações técnicas e didáticas para os cursistas. O curso visa a formar uma turma de 40 pessoas, sendo que 20 são de asilos e 20 para os beneficiados do Bolsa Família. No dia do encerramento (13), serão entregues certificados para quem participou da capacitação.

Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: