Facilitador e Instrutor. Palestrante, se preciso for…

Projeto: Unidade

Cliente: Supermercados Mundial

Objetivos do projeto
  • Elaborar um Manual das Melhores Práticas de Locução e Vendas.
  • Capacitar os Locutores a adotar as práticas estabelecidas.
  • Definir índices de mensuração dos resultados após 60 dias de implementação do manual.
Desafio
  • Criar um manual que guiasse o trabalho dos Locutores sem engessá-los.
Metodologia aplicada
  • Levantamento das melhores práticas de locução junto aos benchmakings da área, indicados pela diretoria.
  • Validação das informações através de pesquisas na literatura especializada e consulta a profissionais com experiência no varejo.
  • Workshop de capacitação com a equipe de Locutores.
Resultados
  • Os locutores disseram-se bastante satisfeitos com a aplicação das Boas Práticas, não mudariam ou acrescentariam nenhum quesito novo ao material. Um deles sugeriu que os demais membros da equipe passem por trabalhos semelhantes, visando aumentar a harmonia da equipe. Ao ser questionado se a equipe não estaria trabalhando a contento, o mesmo ressaltou que a equipe trabalha muito bem, mas que um trabalho semelhante somente iria melhorar os resultados.
Produtos do Projeto 
  • Manual das Melhores Práticas de Locução e Vendas.
Participantes
  • 23 locutores da rede Mundial.

“Por favor clientes amigos, deixem seus carrinhos nos corredores auxiliares ao se aproximarem de onde está a promoção relâmpago”. Quem já foi a alguma loja dos Supermercados Mundial já ouviu ou até participou de uma promoção relâmpago. Pois é, essas promoções mexem com os clientes, alguns saem da fila para aproveitar uma compra mais barata o que demonstra a necessidade de um procedimento correto, por parte do locutor. Mas como estabelecer procedimentos sem engessar um profissional que deve ser criativo e cativante?

Resolvi esta questão com o Manual de Melhores Práticas de Locução e Vendas, abordando assuntos como:

Rotinas diárias (veja algumas abaixo)

• Realize aquecimento vocal e alongamento.
• Verifique se o equipamento de som está em perfeito funcionamento.
• Verifique se as etiquetas estão passando pelo leitor ótico do caixa.
• Verifique se todos os produtos a ser anunciados existem no estoque.

Boas Práticas

1. Crie expectativas para as promoções de uma forma bastante atrativa, use suas
habilidades de comunicador para excitar a imaginação do cliente.
• Por que é importante?
Existe uma técnica de marketing chamada teaser usada para chamar a atenção para um
anúncio ou oferta, geralmente, uma pequena informação que leva o público a interrogar-se
sobre a utilidade da promoção e despertando-lhe curiosidade pela explicação. Utilizar o
teaser é uma das formas mais eficazes de manter o cliente atento às ofertas o tempo todo
e despertar nele o desejo por consumir determinados produtos que originalmente poderiam
não constar de sua lista de compras.

Entre outras. Se você tem uma loja e utiliza locutores, fale comigo, posso fazer um desses, sob medida, para você.

Projeto Unidade 001

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: